Os mecanismos de pesquisa dão mais importância a um site com mais backlinks de qualidade.
Nesse sentido, a qualidade do Backlink vai depender da Autoridade de Domínio da página de origem e a coerência entre ambos os sites (se é real e factível ou forçada).
Os mecanismos de pesquisas veem cada link para o seu site como um voto de confiança na qualidade dos seus tipos de conteúdo.
O Google considera esses pontos observando quantos links de entrada uma página da Web possui e quais são os sites de qualidade. Se muitas pessoas ligarem a uma determinada página, Google considerá uma boa página.
Qual é a sua autoridade de domínio?
A Autoridade de Domínio (DA) é um indicador que classifica a qualidade do site.
Mais especificamente, a autoridade do domínio mede a qualidade do seu SEO .
Consequentemente, quanto maior a autoridade do seu domínio, mais visitantes você atrai para o seu site e, a priori, conquista mais novos clientes.
Aqui está como Laurent fala sobre isso: " A autoridade de domínio é desenvolvida pela Moz . Outras empresas como a SEMrush também têm métricas semelhantes. Nenhum vínculo com o Google. É um teste de modelagem do algoritmo do Google que atribui uma pontuação a qualquer site. Como essa classificação é baseada principalmente no número e nos backlinks, seu trabalho não pode prejudicar o seu SEO."
Então, eu vou definir a autoridade do domínio para você e depois dar 7 dicas práticas para aumentá-la.
Acima de tudo, espero que você queira conseguir mais autoridade de domínio (DA). É uma métrica sólida para saber como o SEO do seu site evolui ao longo do tempo.
O que é a autoridade de domínio (DA) de um site?
A autoridade de domínio (ou Autoridade de Domínio ou DA) de um site é uma pontuação entre 0 e 100 que tenta prever como um site é classificado nos mecanismos de pesquisa.
Quanto mais perto estiver sua pontuação de 100, melhor.
Esse escore DA é baseado em uma escala logarítmica. Em outras palavras, quanto maior a sua pontuação, mais difícil é progredir.
Por outro lado, o DA é uma métrica totalmente desconectada do ranking estabelecido pelo Google.
De fato, a Moz está tentando simular o algoritmo de classificação do Google com base em critérios conhecidos.
Mas, como o algoritmo do Google é secreto, com mais de 200 critérios e em constante evolução, a Moz tem grande dificuldade em ter uma estimativa precisa.
Dito isto, essa aproximação é boa o suficiente para ser usada por especialistas em SEO para rastrear o progresso de SEO de um site.
A Moz trabalha de maneira semelhante ao Google, recupera dados da Web, coloca-os em seu índice e calcula a autoridade do domínio.
Mas como não possui o mesmo poder de computação do Google, a Moz só pode fazê-lo uma vez por mês.
Como resultado, quando você faz alterações no site da sua empresa, seu DA não muda imediatamente.
Meu conselho: sua pontuação de DA é usada principalmente para avaliar seu progresso em SEO e comparar-se com seus concorrentes.
Como é calculada a autoridade de domínio?
Moz indica que a autoridade do domínio é calculada com vários critérios, incluindo:
- O número de links de entrada (backlinks) que apontam para o seu site;
- A qualidade e relevância desses links de entrada;
- A qualidade do conteúdo publicado no seu site;
- A popularidade do seu domínio nas redes sociais;
- A qualidade da referência natural (SEO) do seu site;
- Onde encontrar o DA do site da sua empresa?;
Para descobrir sua classificação de autoridade de domínio, acesse a ferramenta Link Explorer no Moz, digite seu nome de domínio e veja o resultado.
O que é a autoridade de uma página?
A autoridade da página (PA) é semelhante à autoridade de domínio (DA).
Em vez de levar em conta todo o domínio, a autoridade da página observa o desempenho de uma página específica.
Um site com muitas páginas com forte autoridade também possui uma alta autoridade de domínio (DA).
Por que melhorar sua autoridade de domínio (DA)?
Agora que você entende o conceito de "autoridade de domínio" e sabe como é calculado, vamos dar uma olhada em como melhorar sua autoridade de domínio.
7 dicas práticas para melhorar sua autoridade de domínio
Como você verá, as mesmas táticas para melhorar seu DA são as mesmas que eu descrevi em todos os meus artigos sobre referência natural (SEO).
1. Trabalhe no seu SEO "Fora da página"
De fato, os links recebidos (backlinks) são a priori o critério mais importante no algoritmo Moz.
A propósito, é isso que aparece à direita da nota de autoridade de domínio na tela do Link Explorer.
O que é um perfil de link forte?
Segundo Moz, um bom perfil de link tem as seguintes características:
- Links de entrada de sites com forte autoridade;
- Links de entrada de sites sobre o mesmo assunto;
- E links de entrada de muitos sites diferentes;
- Não há links de baixa qualidade.
Como melhorar o seu perfil de link?
De fato, melhorar o perfil do seu link é baseado nas técnicas de SEO "Fora da página" .
Portanto, é uma questão de fazer tudo para obter backlinks de qualidade, promovendo seu conteúdo adequadamente.
Para fortalecer seu perfil de link e, entre outras coisas, melhorar sua autoridade de domínio, você executa duas ações:
- Eliminar links ruins;
- Obtenha links de qualidade;
Remover links incorretos
Esse processo envolve o uso de uma ferramenta como Moz Explorer ou SEMrush para encontrar links tóxicos.
Entre em contato com os gerentes do site e peça que eles excluam o link ou adicione o atributo "nofollow" para desvalorizar o poder do link.
Para gerentes de sites que não reagem, use a ferramenta para rejeitar links no seu Google Search Console e remover o impacto prejudicial desses links.
Obtenha bons links de outros sites relacionados
Esta é certamente a tarefa mais difícil do SEO.
Qualquer especialista em marketing digital dirá que obter backlinks de qualidade é um tópico em si.
Para lhe dar uma visão geral, existem principalmente duas maneiras de obter bons links de entrada:
- Publique conteúdo de qualidade;
- Promova-os.
A publicação de conteúdo de qualidade é a melhor maneira de obter backlinks "naturalmente".
O princípio é o seguinte: se um usuário ler um de seus artigos e apreciá-lo, ele fará referência a ele em seu próprio conteúdo.
Como resultado, o primeiro passo é publicar o conteúdo que seus leitores irão gostar.
Ou seja, conteúdo relevante, útil e fácil.
Na prática, você tem que ser muito paciente.
De fato, leva tempo para ganhar a confiança de seus leitores, para que alguns usuários da Internet em seu setor desejem citar seu conteúdo nos deles.
Promova seus artigos
A segunda maneira de obter bons backlinks é entrar em contato com outros sites para que eles saibam que você existe.
Dessa forma, você aumenta suas chances de obter links apontando para seu site profissional.
Sobre o mesmo assunto : Como analisar seu perfil de links de entrada?
2. Otimizando seu SEO “Na página”
Para melhorar sua autoridade de domínio, você também deve otimizar a referência de suas páginas.
O SEO "na página" consiste em otimizar sua página e seu conteúdo.
Entre os 11 pontos a serem otimizados , aqui estão os principais:
- Otimize seu título e meta descrição;
- Recorte seu conteúdo com legendas;
- Otimizando a estrutura dos URLs;
- Comprima o peso e otimize a referência de suas imagens;
- Use palavras-chave naturalmente em seu conteúdo sem preencher;
- Adicione links internos ao seu conteúdo;
- Trabalhe na formatação do seu conteúdo para facilitar a legibilidade.
3. Trabalhe em sua referência técnica
SEO "técnico" é o terceiro subdomínio de SEO.
Isso diz respeito ao seu site, ou seja, ao contêiner do seu conteúdo.
Em geral, essas ações bastante técnicas devem ser realizadas apenas uma vez.
Por outro lado, se um aspecto do SEO técnico não estiver correto, ele terá um forte impacto na autoridade do seu domínio e, portanto, no seu ranking nas páginas de pesquisa do Google.
Entre os 16 parâmetros críticos do referenciamento técnico, os principais são:
- Declare seu site para as ferramentas do Google Search Console e do Bing para webmasters;
- Envie seu sitemap XML para o Google;
- Teste seu arquivo robots.txt no Google Search Console para garantir que o Google e outros mecanismos de pesquisa possam rastrear seu site sem problemas;
- Proteja seu site com um certificado SSL (https);
- Adicione dados estruturados para ajudar os mecanismos de pesquisa a entender melhor seu conteúdo.
4. Tenha um site otimizado para celular
Não ter um site compatível para telas pequenas em um smartphone afeta negativamente a autoridade do seu domínio.
Além disso, ter um site compatível no celular não é mais uma opção. Isso é obrigação.
Aqui estão alguns motivos:
- 1/3 da pesquisa no Brasil é feita no celular;
- Muitos usuários da Internet iniciam sua pesquisa no celular e continuam no computador;
- A compatibilidade no celular é um critério de classificação do Google;
- O Google implementa o Mobile First Index, que leva em consideração o conteúdo do seu site no Mobile para classificar suas páginas.
Meu conselho : para evitar ter 2 sites para gerenciar (um para computador e outro para celular), opte por um design responsivo que se adapte de forma natural e automática ao tamanho da tela de consulta de seus usuários.
Nota : você também pode tornar suas páginas compatíveis com o formato AMP (Accelerated Mobile Pages).
Meu conselho : para garantir que seu site seja compatível com dispositivos móveis, use a ferramenta gratuita para celular do Google .
O relatório desta ferramenta mostra todas as recomendações para tornar seu site compatível no celular.
5. Otimize o tempo de carregamento das suas páginas
Um dos critérios conhecidos do algoritmo de classificação do Google é a velocidade da página.
Um site que carrega lentamente é penalizado.
A aceleração da velocidade das suas páginas melhora:
- Não apenas sua classificação nas páginas de resultados do Google e sua autoridade de domínio;
- Mas também a experiência do usuário, que se traduz em mais conversões : vendas, prospects, registros.
Resolver problemas de velocidade do seu site nem sempre é fácil.
No entanto, para economizar tempo nos aspectos técnicos sem chamar seu desenvolvedor, eis as ações a serem tomadas para otimizar o site da sua empresa :
- Remova extensões desnecessárias;
- Use as versões mais recentes do seu CMS (WordPress ou outro) e suas extensões;
- Peça ao seu host um relatório sobre o desempenho do seu servidor. Se necessário, pague-se por um servidor mais poderoso;
- Use uma extensão de cache, como WP Rocket;
- Comprima suas imagens com uma extensão, como Imagify;
- Use o YouTube para hospedar seus vídeos em vez de executar seu próprio servidor.
6. Aumente seus sinais sociais
Embora oficialmente o Google tenha afirmado repetidamente que as dicas sociais não fazem parte de seu algoritmo, parece haver uma correlação entre as páginas mais bem classificadas e os compromissos sociais dessas páginas.
Isso é normal. As páginas populares do Google também tendem a receber mais curtidas, compartilhamentos, tweets, etc...
Para aumentar sua autoridade de domínio, aqui estão algumas ações a serem tomadas:
- Trabalhe em seus perfis no LinkedIn e tente aumentar suas conexões;
- Seja ativo nas redes sociais para promover seu conteúdo e coletar mais curtidas, tweets etc;
- Colocar os botões de compartilhamento social em todas as suas páginas para facilitar o compartilhamento para seus visitantes.
7. Seja paciente
Aumentar sua autoridade de domínio não acontece da noite para o dia.
Leva tempo para os robôs Moz avaliarem seu site após as alterações acima. Então você tem que ser paciente.
De qualquer forma, trabalhar sistematicamente para melhorar suas classificações no Google também afeta positivamente sua pontuação de autoridade de domínio. E vice-versa!
Conclusão sobre como melhorar sua autoridade de domínio
Para concluir, não fique muito obcecado com a sua autoridade de domínio (DA).
Para mim, é apenas um número que mede a força do seu campo em comparação aos seus concorrentes.
Além disso, uma baixa DA não significa que seu site não tenha uma classificação alta no Google.
Por outro lado, uma autoridade forte significa que você está no caminho certo, sem nenhuma garantia de obter uma classificação mais alta no Google.
De qualquer forma, verifique regularmente o Google Search Console e faça um check-up completo no seu site.
Nada como o Google para ajudá-lo a progredir no Google!
Você vai usar essas técnicas para obter sua autoridade de domínio (DA)?
Se pretende utiliza-las ou aplicará outras compartilhe conosco! Seu comentário é importante para nós!
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